Pular para o conteúdo principal

Papel

Um papel é definido pelo cargo e/ou função ocupado(a) pelo agente público, atrelado(a), necessariamente, ao local onde ele está lotado. Esse papel é atribuído pelo vínculo entre o agente público e a unidade, que por sua vez está vinculada a uma organização.

  • Cpf Cadastro de Pessoas Físicas do agente público do papel.

  • Nome Nome do agente público do papel.

  • Chave Externa Ocupação Código único usado para identificar uma ocupação. A lista de ocupações deve ser enviada em uma parte específica do processo de carga. Deve ser tratada como se fosse uma chave identity de um banco relacional.

  • Prioritario Como o objeto papel define um vínculo entre um agente público e uma determinada unidade ou grupo é possível que um mesmo agente público possua vários papeis dentro da mesma organização. Nesse caso, o campo prioritário define o papel principal desse agente público dentro de uma organização. Imagine que o papel prioritário define o local de lotação principal de um agente público, o papel onde o agente público bate o ponto diariamente. No caso de um cargo de chefia, por exemplo, mesmo que todos os papeis possam estar na mesma unidade o papel prioritário deveria ser o papel de chefia, já que é esse papel que o agente público desempenha de forma prioritária a maior parto do tempo. Observação: Não necessariamente um agente público vai possuir apenas um papel principal, em alguns casos especificos é possível ter vários papeis prioritarios em locais diferentes. Por exemplo, nos casos previstos em lei para acumulação de cargos públicos, como professores e profissionais de sáude é possível que um agente público possua mais de um papel prioritário em diferentes orgãos ou unidades.

  • GestorLotacao Esse campo boleano define se um determinado papel é o gestor da unidade onde está lotado. Em geral só podemos ter um gestor por unidade, a não ser que a situação do gestor original não seja ativa, por exemplo, no caso de férias de um determinado agente público outro agente pode ser definido como gestor de uma determinada unidade de forma temporária enquanto o gestor original não está disponível. Observação: dois gestores ativos na mesma unidade é passível de erro de validação e não será aceito.

  • Situacao Enumeração responsável por definir a situação do agente público. O valor 0 não será aceito em procedimento de carga existindo apenas para controle de estado interno. Ativo(1), Férias(2), Licença(3), Inativo(4), Cedido(5). Os casos de inativo e licença não são carregados no Acesso Cidadão e em situações normais não deveriam ser enviados no processo de carga.